Florestas temperadas, montanhas, vales e muito frio. Esses são alguns dos elementos que você encontra ao visitar a Escandinávia, região no norte da Europa que apresenta um dos melhores índices de desenvolvimento do mundo. A combinação entre modernidade e belezas naturais é o que atrai a vontade dos turistas de conhecer os países dessa área.
Logo, esse destino é perfeito para quem deseja viajar para a Europa e fazer um passeio diferente, mas ainda assim encantador. Entretanto, quais são os melhores lugares para visitar e conhecer nos países nórdicos? Saiba o que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem no texto abaixo.
Dinamarca
A primeira parada dessa jornada deve ser a Dinamarca, um país no qual o passado está entrelaçado com a cultura viking. Ao conhecer o lugar, é fundamental visitar a capital Copenhague, fundada no século X e que hoje é uma das cidades mais modernas do planeta.
Uma das principais atrações são as casas coloridas do Canal Nyhavn, cartão-postal da cidade, as quais encantam os turistas. Além da beleza, o local é rodeado por restaurantes que permitem degustar da culinária local. Para conhecer mais sobre a história do país, aproveite para dar um pulinho no Museu Nacional da Dinamarca, o qual percorre a história da nação com exibição de tesouros vikings, esqueletos e múmias. Outra atração recomendada é conhecer a estátua de bronze feita para Hans Christian Andersen, o criador d’A Pequena Sereia.
Próximo da capital está Jaegersborg Dyrehave, uma cidade que abriga o Parque dos Cervos, área de proteção ambiental perfeita para quem ama fazer ecoturismo. Já ao norte do país está a pequena cidade de Skagen, a qual conta com uma enorme gama de cafés, restaurantes e bistrôs, além de pratos deliciosos feitos com peixes.
Noruega
Incríveis paisagens de belezas naturais e um dos países mais desenvolvidos do mundo: é isso que a Noruega tem a oferecer aos seus visitantes. A charmosa capital Oslo mistura aventuras e esportes, como o Oslo Summer Park, local perfeito para quem tem interesse em praticar esportes radicais. Já na Fortaleza de Akershus, uma das mais antigas da cidade, é possível fazer um passeio mais cultural e tranquilo. Mas o turista também pode fazer passeios pelos belos jardins ou no parque temático que há na cidade.
Um dos principais motivos que atraem turistas ao país é a oportunidade de ver a aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais incríveis do planeta. Para isso, será preciso viajar para Tromso, cidade que oferece várias atividades ao ar livre, como pesca, caminhadas, trenós e passeios para ver baleias. Também existem excursões próprias para apreciar a aurora boreal e o sol da meia-noite, desde que se visite o local nas temporadas certas.
Suécia
A aurora boreal também pode ser apreciada na Suécia, o maior país nórdico e considerada a nação mais socialmente justa do mundo. Diversos hotéis no país têm iglus em que os turistas podem passar a noite observando (e se encantando) com este fenômeno.
Para quem procura um passeio mais tranquilo, vale conhecer o Hagaparken, um dos parques mais populares da capital Estocolmo. Nele, é possível andar de bicicleta, caminhar e até fazer um piquenique. Ele também abriga outros pontos turísticos interessantes, como a casa de cobre chamada de Koppartälten e a Upper Haga, usada como estúdio.
Quem viajar para o país durante o verão europeu pode aproveitar para celebrar o Festival Midsommar, evento que comemora o dia mais longo do ano no país. Essa é uma festa que ocorre em junho e é recheada de comida e bebida locais, além de muita dança e música — um prato cheio para conhecer a cultura da região.
Finlândia
Hora de finalizar a viagem na Finlândia, país com atrações tanto para os amantes da natureza quanto para quem prefere fazer passeios urbanos. Para o primeiro grupo, há a estação de esqui que fica em Levi, a mais renomada do país. Com 43 pistas, ela permite que esquiadores iniciantes e experientes possam se divertir, além de também ter pistas para quem é fã de snowboard.
Nos arredores da capital Helsinki está a região conhecida como Hietaniemi, que fica na costa do país. Lá, o turista encontra praia com areia dourada e lojas que alugam caiaques e canoas para desbravar o mar. Também existem parques nos arredores, que possibilitam experimentar a culinária local e curtir a brisa costeira. Se o frio estiver apertando, não há problema: uma das maiores tradições da Finlândia são suas casas de sauna, as quais permitem que a pessoa se aqueça e espante o frio.