A segurança automotiva é um dos aspectos mais importantes a serem considerados ao escolher um veículo. Os avanços tecnológicos têm proporcionado uma série de inovações que visam proteger motoristas e passageiros, desde sistemas de frenagem automática até alertas de colisão.
Ao analisar comparativos de carros, é crucial observar quais modelos oferecem os melhores recursos de segurança, garantindo uma viagem tranquila e segura para toda a família.
Segurança automotiva: quais são os desafios ?
A tecnologia está presente em todos os lugares da nossa vida e isso inclui os carros. Por esse motivo, é fundamental que os fabricantes também trabalhem no sentido de buscarem formas para a segurança automotiva e a digitalização dos carros.
Hoje, a tecnologia é usada nos sistemas de mídia, GPS e conectividade do veículo, que são itens que também contribuem com a segurança.
Os carros novos estão saindo de fábrica já com unidades de controle eletrônicas que estão completamente ligadas. Isso significa que motor, direção e sistemas de freio funcionam juntos e segurança automotiva e precisa estar presente para garantir que usuários e o carro não sofram os problemas que os ataques cibernéticos causam.
Quando um carro tem uma rede que não tem a devida capacidade para fazer com que todos fiquem protegidos, tanto o veículo quanto seus ocupantes estão suscetíveis à invasão de hackers que terão acesso a informações pessoais não só do motorista como também poderá controlar as funções classificadas como críticas nos carros.
Se um ataque cibernético tiver sucesso, ele vai fazer com que tanto os usuários do carro como o veículo e outros carros e ocupantes possam sofrer algum tipo de dano.
Conheça quais são as principais inovações e tecnologias
A tecnologia contribui para o avanço da segurança dos carros. Isso é necessário, porque as pessoas vivem em cidades que são cada vez mais perigosas e tal fator faz com que elas estejam sujeitas a diversos problemas como roubos de casas e carros e até sequestros.
Essas inovações e tecnologias estão presentes tanto nos sistemas de antifurto que são os tradicionais e chegam até o anti-hack. As fabricantes estão atentas a tudo que diz respeito à segurança automotiva, levando para os veículos cada vez mais meios para a conectividade por meio da tecnologia.
A presença da segurança automotiva é possível ser observada em diversos pontos como: ponto cego, sensores e câmeras, autenticação multifator. Confira abaixo cada uma delas e como funcionam.
Autenticação multifator no sistema Keyless Entry
Os sistemas que possibilitam a entrada sem chave que é chamado do Keyless Entry, antigamente eram projetados para ser mais conveniente. Porém com o avanço da tecnologia, agora eles contam com a autenticação multifator. Isso foi feito justamente para entregar mais segurança automotiva.
Estabilidade eletrônica (ESC)
Outro item de segurança automotiva que pode ser classificado como um avanço foi a estabilidade eletrônica (ESC). Ela veio para fazer com que o veículo fique estável mesmo quando ele enfrenta condições consideradas como adversas. Assim, todos os usuários do carro estão menos sujeitos a sofrer com capotamentos e derrapagens.
Segurança automotiva passa pelo ponto cego
O ponto cego é um verdadeiro problema para os motoristas, pois nem sempre é possível ver os motociclistas ou outros carros que estão indo e vindo. Atenta a isso, as montadoras dos carros também trouxeram a segurança automotiva para isso.
Agora, o motorista conta com sensores que funcionam como um verdadeiro alerta para que o motorista preste atenção e veja que no local tem veículos ou objetos no seu ponto cedo. A medida é muito bem-vinda, porque traz mais segurança e evita batidas.
A segurança automotiva agora também conta com sistemas de prevenção de colisão com o emprego de câmeras e sensores que funcionam para detectar obstáculos e, ainda, acionam os freios de forma automática com o objetivo de evitar ou mesmo mitigar batidas.
Inteligência artificial também faz parte da segurança automotiva
A inteligência artificial está presente em vários setores e já está sendo possível observar a sua presença tanto nos carros. Isso porque, ao utilizar essa tecnologia os carros poderão “conversar” com os seus motoristas.
Isso vai fazer com que os veículos sejam capazes de compreender tanto os costumes como a rotina dos usuários dos carros a partir da análise dos dados.
Com ela, a segurança automotiva ficará ainda melhor, porque a IA vai saber identificar padrões de localização e vão oferecer opções para rotas que sejam melhores e que tragam redução dos gastos com o combustível.
Segurança automotiva passa por medidas que envolvem a cibersegurança
Em tempos em que os carros estão cada vez mais tecnológicos, é fundamental que as empresas também pensem na segurança automotiva visando a proteção cibernética. Para isso, é comum ver algumas estratégias que já vem sendo usadas. Conheça algumas delas
- Testes de penetração: as fabricantes têm realizado diversos testes para prevenir a invasão. Tudo isso tem como objetivo tanto identificar como corrigir possíveis vulnerabilidades que o sistema tem e garantir que tudo foi corrigido antes mesmo que elas sejam acessadas por hackers.
- Arquitetura segura: os carros ainda têm sido fabricados com uma arquitetura segura, por meio do desenvolvimento de infotainment que vem com maior resiliência para sofrer os ataques e outras técnicas como a que força a autenticação e a segregação das redes.
- Atualizações Over-the-Air (OTA): Essas atualizações são fundamentais para que os fabricantes de carros estejam prontos para enviar para os carros patches de segurança e para atualizar os sistemas sem que seja necessário levar o concessionária.
Conclusão
Fato é que as fabricantes estão atentas às tecnologias para fazer com que a segurança automotiva se adapte e proteja todos os usuários dos veículos. Para isso, é comum ver que os sistemas têm ganho
- firewalls
- sistema tem capacidade para detectar invasão
- criptografia para manter protegidos de ataques ou de acesso que não tem autorização
Todas essas medidas de segurança automotiva tem sido feita com a colaboração tanto das empresas como de especialistas que trabalham com cibersegurança fazendo com que todos os veículos fiquem conectados e seguros.