Os peixes são uma deliciosa opção para diversificar o cardápio de maneira saudável e são excelentes para ocasiões especiais. A conveniência de poder comprá-los com antecedência e armazená-los no freezer demonstra sua praticidade, permitindo que você prepare pratos incríveis com essa proteína a qualquer momento.
Dados do IFC Brasil mostram que, desde 2004, a comercialização de pescado no país já subiu 65%, passando de 6,5 kg para um consumo de 10 kg por pessoa anualmente. Entre os estados que mais consomem, o Amazonas lidera, com 14 kg por pessoa ao ano. A SeaFood Brasil ressalta que, entre os tipos de peixe, a tilápia aparece como um dos mais consumidos, por ser de fácil preparo e sem espinhos.
Para preparar um pescado gostoso e de forma rápida, é preciso utilizar temperos frescos, que realcem o sabor do alimento, mantendo o frescor. Os acompanhamentos podem variar de acordo com a forma que serão servidos. Por exemplo, se é para consumo imediato ou se ficará mais tempo exposto, se é para um evento social ou para ser servido em casa. Por ser um alimento versátil, pode ser consumido nas mais diversas ocasiões. Veja abaixo algumas recomendações!
Dicas para servir o peixe frio
Figurinha carimbada na culinária oriental, sendo servido em diferentes formas, como sushi e sashimi, em salada, como o bacalhau, ou ainda, representando a culinária latina, com o famoso ceviche, o peixe fresco vem se tornando um dos mais consumidos no Brasil.
Quando servido frio, o peixe deve receber cuidados especiais em relação ao manejo e corte, sendo consumido imediatamente após o preparo. Não é recomendado que, depois de descongelado, ele seja novamente congelado.
Limão, salsinha, cebolinha, gergelim, pimenta-do-reino, gengibre, pimentão e shoyu são alguns dos ingredientes primordiais para esse tipo de receita. Estas podem ser acompanhadas por alimentos como avocado, quinoa, milho, cenoura, cogumelos, aipim, grão-de-bico, chips de batata e até mesmo frutas, como banana e manga.
Melhores formas de preparar o peixe cozido
Muito comum em todo o país, o peixe cozido pode ser encontrado em diversos pratos, como a caldeirada, moqueca, ou até mesmo na pressão, com legumes. Apesar de ter uma preparação simples, é essencial que carregue sabor, com ingredientes próprios para esse tipo de receita.
Alho, cebola, cheiro-verde, tomate, páprica, cominho, coentro, em alguns casos, azeite de dendê e óleo de coco são alimentos indicados para a preparação do peixe. Nesse formato, deve ser servido com arroz, farofa, pirão, torradas e legumes como brócolis, batata, espinafre e berinjela.
Fazendo o peixe assado ou frito
Assado ou frito, o peixe faz sucesso nas praias brasileiras. Servido em quiosques à beira-mar, esse prato encanta pela leveza e pelo frescor. Açafrão, louro, orégano, chimichurri, lemon pepper, pimenta calabresa e páprica defumada são alguns dos condimentos que podem ser utilizados no preparo.
Para acompanhar o peixe assado, arroz com lentilha, suflê de legumes ou de queijo, batatas rústicas, creme de milho, tomate-cereja, escarola, além de legumes, como abobrinha, aspargos e vagem.
Já o peixe frito pode ser servido com massas, risotos, purê de abóbora, batata ou mandioquinha, além de saladas com folhas de alface, agrião e rúcula.
Dicas de armazenamento
Após o preparo, o ideal é que o peixe não fique mais de uma hora em ambiente aberto e seja conservado em um recipiente hermeticamente fechado por até dois dias. No congelador, em alguns casos, pode durar até 12 semanas.
Alimentos crus não devem ser guardados junto ao peixe que foi cozido, frito ou assado, para evitar a contaminação cruzada.