O perfume que você usa diz muito sobre você, sua personalidade e suas intenções. Por isso, encontrar a fragrância ideal, que combina com seu estilo, é uma aventura intrigante e que leva um determinado tempo, pois é preciso um certo nível de autoconhecimento para acertar na compra.
A escolha de um perfume importado vai além do que sentir o cheiro no papel ou na pele. Se você não tiver um breve conhecimento sobre famílias e notas olfativas, pode acabar se deixando levar pelas notas de saída, aquelas que sentimos logo de cara.
Você pode encontrar seu perfume importado em sites especializados em vendas desse tipo de produto, que promovem diversas formas de promoções e descontos. Por exemplo, você pode adquirir o seu perfume ideal com um desconto na Época Cosméticos. Além de ficar cheiroso, ainda poderá economizar.
Conheça as suas preferências pessoais e o seu estilo
O primeiro passo para comprar o perfume importado certo é saber sobre você e as suas preferências. Pessoas mais extrovertidas tendem a gostar de perfumes que deixam um rastro mais marcante. Por outro lado, as introvertidas preferem fragrâncias mais sutis, como as cítricas e aromáticas.
Por isso, avalie qual é o seu tipo de personalidade primeiro. Além disso, leve em conta o fato de que há dias em que estamos mais ou menos extrovertidas. Assim, vale a pena ter mais de um perfume.
Avalie a ocasião
Avalie a sua rotina e qual perfume combina mais com ela, assim você fará escolhas melhores na hora da compra. Se durante o dia você for ficar em um ambiente fechado, como em uma sala de reunião ou na academia, use uma fragrância mais leve para não causar desconforto nos demais presentes.
Prefira as fragrâncias mais leves para o dia a dia. Por exemplo, uma fragrância cítrica em um dia quente traz um ar de frescor. As notas quentes, por outro lado, são mais marcantes e podem ser usadas à noite e em dias frios.
Conheça as famílias olfativas
Antes de comprar seu perfume, busque saber mais sobre as famílias olfativas. Esse é um sistema de classificação das fragrâncias em grupos de acordo com suas características. Algumas delas são:
- Cítricas: mesclam notas cítricas com lavandas: são alegres, vibrantes e frescas. Combinam notas de flores de lavanda, musks, gerânios;
- Florais: são as mais importantes e transmitem feminilidade e delicadeza. As predominantes são jasmin, rosa, madressilva, violeta e outras;
- Orientais: suas notas são exóticas e sensuais, e deixam um rastro. Elas lembram os odores do Oriente, como as especiarias da Índia e notas como âmbar, almíscar associadas ao sândalo e baunilha;
- Florientais: combinam o bouquet floral com a longa duração das notas orientais. Predominam as notas florais combinadas com baunilha, canela, damasco, pêssego e flor de laranjeira;
- Amadeiradas: são famosas na perfumaria masculina e sua base vem de notas de madeiras como sândalo, cedro e outras ervas aromáticas.
Entenda mais sobre as notas olfativas
As notas olfativas são os cheiros que compõem aquela fragrância. Eles variam de acordo com o tempo em que o perfume, que vai evaporando, fica na pele. Existe uma pirâmide de notas olfativas:
- Notas de saída: são as primeiras a serem sentidas. São nítidas, vívidas e duram menos que as demais, pois evaporam em poucos minutos. Podem ser cítricas ou aromáticas, como bergamota, limão e laranja;
- Notas de corpo: duram mais que as notas de saída e aparecem depois da evaporação inicial do perfume. Elas evaporam mais devagar e têm ingredientes encontrados em flores, especiarias e folhas;
- Notas de fundo: são aquelas que seguram o perfume o dia todo na pele. São mais pesadas e estáveis, fazendo com que o cheiro do perfume fique mais tempo na pele. Podemos citar musk, camurça e âmbar.