Você provavelmente já ouviu conselhos sobre investimentos de alguém, não é? Sobre a importância de saber investir hoje para colher os rendimentos no futuro. Investir em saúde é algo que obedece à mesma lógica: com a adoção de práticas saudáveis no agora, você consegue garantir mais qualidade de vida nos próximos anos da sua vida.

Pois se, por um lado, hoje você pode aproveitar desconto em remédios para conseguir medicamentos mais baratos de forma mais acessível, por outro, o ideal é investir para nem precisar desses medicamentos. Existem diversos hábitos que ajudam a preservar a qualidade de vida e garantir mais saúde por muitos anos. Conheça no texto a seguir o impacto que algumas dessas ações têm para o seu corpo e a sua mente.

Alimentação saudável

Se tem um aspecto que anda de mãos dadas com qualidade de vida é a alimentação saudável. Priorizar o consumo de alimentos nutritivos é algo fundamental para fornecer ao corpo tudo o que ele precisa para funcionar bem e de forma duradoura.

Portanto, é importante seguir aquelas velhas e boas recomendações dos médicos: faça um cardápio repleto de frutas, legumes e verduras, além de outros alimentos in natura, como grãos e sementes. É interessante que a sua dieta tenha diversos grupos nutricionais diferentes, como proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. Preferencialmente, procure se alimentar cerca de 5 vezes ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar), mas sem exageros.

Junto com a alimentação, há também a questão da hidratação, outro ponto-chave para o pleno funcionamento do organismo. A recomendação é consumir 35 ml de água para cada quilo corporal. Por exemplo, se a pessoa pesa 60 Kg, ela precisa consumir 2,1 litros de água por dia para que o corpo fique bem-hidratado.

Prática regular de atividade física

Outro grande pilar da qualidade de vida envolve a prática regular de exercícios físicos. Manter esse hábito colabora para: trabalhar a musculatura do corpo, preservar a saúde cardiovascular, melhorar a postura e, também, a regulação hormonal. Inclusive, os exercícios não apenas são importantes para o aspecto físico, mas também para o mental: eles impactam diretamente o controle dos níveis de estresse, dos sintomas de depressão e ansiedade, além de proporcionarem uma sensação de bem-estar e mais disposição no dia a dia.

E isso pode ser feito de muitas formas. Caminhar, fazer alongamentos ou mesmo subir e descer as escadas do seu prédio já são formas de fugir do sedentarismo e dar os primeiros passos. Para que os exercícios não sejam vistos como uma tarefa árdua e desanimadora, o segredo está em fazer algo de que você gosta e que tenha prazer. Se não for musculação, pode ser algum outro esporte, como corrida, pedalada, natação, basquete, futebol, vôlei, artes marciais, pilates e até mesmo aulas de dança.

Cuidados com a saúde mental

Inclusive, importante destacar que não é só o corpo que precisa de cuidados: a mente também! Muitas vezes, a saúde mental é negligenciada, o que colabora para o aumento de casos de problemas como transtornos de ansiedade e depressão.

Preservar a saúde mental não envolve apenas fazer terapia – que é uma excelente aliada nesses casos. Porém, existem outras atitudes que colaboram para o bem-estar mental, como descansar, experimentar coisas novas ou meditar, algo que pode ser feito diariamente e que proporciona diversos benefícios para a mente.

Contato social

Não menospreze a importância do contato social em sua qualidade de vida. Ele é importante tanto no âmbito profissional, com a criação de networking, quanto no pessoal, em que se formam vínculos afetivos. Assim, procure separar momentos para aproveitar ao lado da família e dos amigos. Você também pode procurar conhecer pessoas novas e expandir o seu ciclo social. A conversa é uma forma de aliviar o estresse e impacta a regulação do humor, além de colaborar para o desenvolvimento pessoal e para o seu autoconhecimento.

Descanso

Por fim, é importante saber também quando parar e ter um tempo para si. Por causa da correria diária, é bastante comum abrir mão dos momentos de pausa para descansar e relaxar um pouco. No entanto, esses momentos, assim como tirar folga do trabalho ou entrar de férias, são ótimos para a saúde a curto, a médio e a longo prazo.

Esse hábito evita a sobrecarga da mente e do corpo, ajuda a recarregar energias e traz um pouco de relaxamento para a vivência. Para que esses momentos livres sejam ainda mais proveitosos, que tal praticar atividades prazerosas neles? Você pode adotar um novo hobby, como jardinagem, modelagem, montar quebra-cabeças, aprender uma nova língua… As possibilidades são diversas!