Um destino ensolarado, que reúne praias deslumbrantes, arquitetura, vivências históricas e culturais. Desde a capital Santo Domingo a Punta Cana ou um resort em Michès, a República Dominicana é um verdadeiro paraíso a céu aberto, que merece ser visitado.

De janeiro a junho de 2024, houve mais de 57 mil turistas brasileiros visitando o país, número que supera a estatística pré-pandemia, em 2019, quando foram registrados cerca de 30 mil visitantes brasileiros. Até dezembro de 2024, a expectativa é de um recorde histórico, com 250 mil brasileiros no destino, revela o Ministro do Turismo David Collado.

Sempre lembrada pelas praias de areia branca e água turquesa, a República Dominicana conta com uma população de pouco mais de 11 milhões de habitantes. Com sol o ano todo e períodos mais chuvosos durante o outono e inverno, conta com museus, cassinos e diversas atrações ao ar livre. Reconhecida como a maior e mais sólida economia do Caribe, tem na agricultura, na mineração e no turismo suas principais atividades econômicas. 

A moeda local é o peso dominicano, utilizado em todo o país. Caso o viajante esteja hospedado em algum resort, também há a possibilidade de pagar em dólar. Existem voos diretos para o destino, mas os mais frequentes podem contar com parada no Panamá, no Peru ou na Colômbia. Caso possua visto americano, também é possível fazer uma escala em Miami, nos Estados Unidos.

O que é preciso para viajar ao país?

Brasileiros não precisam de visto para visitar a República Dominicana, mas devem estar atentos aos pré-requisitos básicos de viagem. São eles:

  • Ter passaporte válido pelo menos até a data do término da viagem e saída do país;
  • Fazer o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela (CIVP);
  • Preencher o eTicket no site do governo, um formulário de entrada e saída do país;
  • Comprar a “tarjeta turismo”, no valor de 10 dólares, que dá acesso a uma estadia de até 30 dias no destino.

Punta Cana, o paraíso dos turistas

Na costa leste da República Dominicana, este é um cenário digno de filmes, perfeito para relaxar e viver momentos incríveis. Punta Cana é o palco certo para wedding destination, lua de mel e viagens em casal. O destino também atrai quem busca praias tranquilas e com infraestrutura para toda a família.

Além dos resorts da região, é possível fazer passeios nesse destino. Tour por ilhas próximas, como Saona e Rio Chavón, passeio de buggy e excursão para Monkeyland, a terra dos macacos, são alguns dos atrativos disponíveis.

Santo Domingo, a clássica capital caribenha

Santo Domingo é considerada a primeira capital europeia nas Américas, por ser o ponto onde Cristóvão Colombo chegou inicialmente ao continente. O destino foi ponto de partida da colonização europeia, no qual fundaram a primeira igreja, a primeira universidade e diversos outros prédios históricos na América Latina.

Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a Zona Colonial é o setor mais escolhido pelos visitantes para se hospedar, por abrigar a maioria dos pontos turísticos e uma quantidade considerável de restaurantes, bares e lojas.

Parque Nacional Los Tres Ojos, Museo de las Casas Reales, Jardín Botanico Nacional, além do Museo Ámbar e a Fábrica de Tabaco, são alguns dos passeios mais requisitados pelos viajantes no destino.

Dica de ouro

Para ficar ainda mais perfeito, lembre-se de contratar um seguro-viagem antes de embarcar para o país. Apesar de não ser obrigatório, é um item fundamental para todo viajante, não só por motivos de saúde, mas por proteção de outros itens, como bagagem, e até mesmo, reembolso de gastos caso haja intercorrências no voo.